SARAPUÍ, quinta-feira, 09 de maio de 2024 Telefone (15) 3276-1177

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00 Horas

Terç

PAT - Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2023

Notícias por Categoria

Competências comportamentais permanecem em alta; veja quais devem se sobressair em 2023

Em meio à concorrência acirrada no mercado de trabalho, as soft skill, ou habilidades comportamentais, não devem ser menosprezadas pelos profissionais.

Em meio às incertezas econômicas, demissões em massa em startups e big techs e previsão de desaceleração econômica no Brasil e no mundo, quem busca uma recolocação terá que estar ainda mais alinhado com as exigências dos empregadores.

As demandas das empresas já não são as mesmas de alguns anos atrás, quando a formação técnica (hard skills) era a prioridade. Relatório do Fórum Econômico Mundial com as tendências para o mercado de trabalho até 2025 mostrou o quão importante são as competências comportamentaisnos dias de hoje.

Assim, surgiram novas maneiras de enxergar cada competência e necessidades na hora de contratar, destaca Leitão.

Veja oito competências comportamentais destacadas pela Unique Group que são necessárias para o desenvolvimento profissional e para a conquista de uma vaga em 2023.

• Bom gerenciamento do tempo:aproveitar esse recurso com sabedoria, organizar a agenda e cumprir entregas dentro dos prazos são critérios essenciais diante do ambiente de trabalho remoto ou híbrido que se consolidou em diversas áreas.
  • Colaboração:profissionais colaborativos contribuem com seus gestores e colegas em prol de um objetivo comum, tornando as relações mais saudáveis e o time ainda mais unido, o que impacta positivamente para o crescimento do negócio.
  • Facilidade de trabalhar em equipe: quem possui essa habilidade consegue lidar com as diferenças, sabe se comunicar bem e receber feedbacks, conquista a confiança e o apoio dos colegas. Trabalhar em time, de forma integrada e com harmonia, ajuda na conquista de resultados mais rapidamente.
  • Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro, seja ele um colega de equipe, líder ou colaborador. Essa característica fortalece e humaniza o relacionamento entre as partes, gerando mais transparência e cumplicidade para atingimento dos objetivos em conjunto.
  • Pensamento crítico:quem desenvolve essa competência consegue avaliar as situações de forma abrangente e busca soluções criativas, fugindo do óbvio. Essa habilidade é valorizada na hora de resolver problemas, por exemplo.
  • Resiliência: no ambiente de trabalho, essa característica representa a garantia de produtividade e o foco em resultados mesmo diante das adversidades ou situações desafiadoras. Neste mundo dinâmico, esta habilidade é essencial para todas as posições e equipes.
  • Flexibilidade:as transformações do mercado ocorrem de forma acelerada, principalmente com o avanço da tecnologia. Por isso, estar aberto a novas ideias e propostas é requisito para o sucesso profissional.
  • Adaptabilidade: essa competência anda de mãos dadas com a flexibilidade, permitindo, por exemplo, que colaboradores sejam capazes de se adaptar a novas regras ou mudanças realizadas pela empresa em que trabalham, sem impactar o comprometimento.

FONTE: G1 - https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/02/11/competencias-comportamentais-permanecem-em-alta-veja-quais-devem-se-sobressair-em-2023.ghtml

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

PAT